Otimização de Sites – 5 Ferramentas Para Dobrar Suas Vendas

Ferramentas de SEO

Você sabia que existem diversas ferramentas gratuitas para Otimização de Sites que podem ajudar a dobrar o seu tráfego?

Neste artigo quero apresentar para você não só apenas ferramentas, também vou te mostrar tudo que você precisa para entender sobre O Que É SEO, e no final deste artigo tenho uma ótima surpresa para você, só que será por tempo indeterminado.

Conheça um puco também sobre o trabalho de um Consultor SEO.

Abaixo segue tudo que você vai aprender neste artigo:

Bom a Otimização de Sites, também conhecida como SEO ( Search Engine Optimization ) é formado por um conjunto de técnicas e estratégia no qual o principal foco é obter um bom posicionamento nos motores de buscas.

O Que É SEO?

O que é Otimização de Sites ( SEO )?

Otimização de Sites ou SEO vem do termo inglês Search Engine Optimization também conhecido no português como Otimização Para Mecanismos de Buscas. Otimização de Sites – SEO, é um conjunto de ações que quando bem trabalhadas seguindo os requisitos necessários apresentam grandes resultados para o seu Negócio, tais como aumento de tráfego, popularidade e autoridade.

  • Más o que seria Autoridade do Site?

Resumindo, seria a forma como o conteúdo do seu site é tratado, como ele se porta para o Google.

“Eu vou citar muito o Google como referência, pois os outros principais navegadores como Bing e Yahoo baseiam-se bastante nas regras do Google. Sendo assim quando você otimiza seu conteúdo para o Google também vai está otimizando para os demais buscadores. ”

  • E a popularidade?

A popularidade de um projeto de SEO seria basicamente você fazer uma pergunta, seu site é famoso? Isso mesmo o quanto famoso na internet ele é?

Para responder essa pergunta vou exemplificar, quando eu assisto um filme que gostei, eu indico ele para outras pessoas também assistirem dessa forma o filme começa a ser conhecido. No seu site funciona da mesma forma, a popularidade do seu site é medida pelas referencias que ele possui, ex: quando eu escrevo um artigo, gosto de fazer referências em determinadas frases para sites relevantes com conteúdo relevantes.

Então quanto mais pessoas fazendo referências para o seu site mais popular na internet ele será, e não importa se essas referências vêm das mídias sociais ou de outros sites relevantes.

Tenha isso em mente, Otimização de Sites ou SEO é necessário para o seu negócio, ele vai ajudar muito no crescimento do seu negócio aumentando o Tráfego Orgânico do seu site em um período de médio a longo prazo.

O que são resultados naturais ou Tráfego Orgânico?

Abaixo uma imagem que define bem o que são resultados naturais.

Tráfego Orgânico

Como podemos ver, geralmente o google nos 3 primeiros resultados são site patrocinados, são sites que anunciaram no google adwords neste artigo eu explico melhor tudo sobre Google Adwords.

Logo depois dos 3 primeiros resultados patrocinados vem os resultados orgânicos, e é nesse ponto que a Otimização de Sites (SEO) mostra o seu valor.

Tráfego Orgânico Percentual

Geralmente as primeiras posições dos resultados recebem a maioria do tráfego conforme mostrado na imagem acima, se levarmos em consideração a quantidade de pesquisa e o percentual, verá o poder do SEO e das estratégias da Otimização de Sites para sua empresa.

Como o Gloogle surgiu e para que foi feito?

De uma forma resumida o Google ele tem como missão de organizar todas as informações do mundo e torna-las acessíveis para todos, sem barreira de idiomas nem nada. É muito ambicioso e lembra muito aquela missão do Pink e do Cérebro dizendo “Hoje Vamos Conquistar o Mundo.

Otimização de Sites - Pink e Cerebro

Mediante a essa informação sabem que a Google vive se movimentando para cada dia melhorar essas informações. Com essas movimentações vem diversas mudanças que impactam diretamente no SEO (Otimização de Sites), por isso que é muito importante que você esteja sempre atualizado nas novas regras do Google.

O ponto focal do google no início era para anexar teses universitárias, então para ele descobrir qual a tese deveria aparecer primeiro durante uma busca basicamente ele era mostrado quem possuía mais popularidade dentre as teses pesquisadas.

Mediante a isso o Google pegou essa estrutura e trouxe para a internet, e começou a indexar url’s – sites. 

Praticamente cada url do seu site é uma tese sobre determinado assunto. 

Então quando fazemos uma busca de uma palavra-chave ou um determinado assunto no Google ele faz essa análise como se fosse uma tese, porém hoje com bem mais critérios nos quais a maioria são trabalhados através da Otimização de Sites SEO. 

Assim também funciona para praticamente todos os outros principais buscadores.

Porque Otimizar?

Otimizar Site? Por quê?

Se o que você busca é mais tráfego e mais clientes para seu negócio você precisa ou melhor deve Otimizar seu Site. 

Como já vimos até aqui, um Site Otimizado pode trazer grandes benefícios para o seu negócio.

Uma coisa que ando vendo é que empresas de Marketing Digital visando mostrar resultados procuram fazer essa otimização pensando só no Projeto SEO. Isso é totalmente errado, vamos entender melhor os buscadores.

Otimizar Sites - Entenda os buscadores.

Todo buscador tem seu foco principal o usuário, más porquê? Simples, se o buscador não mostrar um bom resultado para o usuário ele vai para outro navegador. 

Por isso que todas as ações dos buscadores são focadas nos usuários.

Sabendo desta informação, quando você for pensar, projetar ou desenvolver um projeto para Otimizar Site ou SEO é preciso equilibrar as ações.

Hoje vejo em sua grande maioria muitas empresas que não possuem seus sites otimizado e outras que quando fazem a otimização focam 100% no buscador, isso está completamente errado. 

Pense comigo, se o Google por exemplo tem seu principal foco no usuário porque eu vou esquecer o usuário e focar só no buscador? O correto é equilibrar essa equação, você precisa sim fazer uma otimização do site pensando no buscador e também na experiência que o usuário vai ter ao visitar seu site. 

Então sempre que for iniciar um projeto SEO você precisa se perguntar, ele é bom para o usuário e também para o buscador? 

Se você conseguir encontrar esse equilíbrio tenha total certeza que o seu projeto está indo por um ótimo caminho.

Agora que você entendeu que o SEO não é só voltado para os buscadores, vamos compreender um pouco mais como funciona os buscadores.

Otimização SEO – Sistemas de classificação.

Você tem que entender que existe uma grande diferença entre ser indexado e ser Rankeado por um buscador.

Site Indexado
  • Indexar

Significa que o seu site está na base de dados do buscador, ou seja, ele está disponível para ser exibido nas buscas.

Porém não significa que ele pode estar bem Rankeado no buscador para o termo pesquisado.

Site Rankeado
  • Rankear

É a posição do seu site para uma pesquisa, estima-se que o Google utiliza cerca de 250 critérios para definir sua posição em uma pesquisa.

Isso significa que para mim os resultados de uma pesquisa pode ser um e para você outro. Isso acontece porque o Google personaliza os resultados de acordo com suas pesquisas e cookies armazenados no seu navegador, ex:

No meu navegador se eu pesquisar Ferrari, pode ser que os resultados sejam de carros, modelos de Ferrari já para outra pessoa que costuma pesquisar perfumes, pode ser que os resultados sejam de perfumes desta marca.

Entendeu porque o principal foco dos buscadores são os usuários, eles vão tentar proporcionar a melhor experiência possível para que o usuário permaneça fiel a eles.

Criação de Sites

Criação de Site Otimizado Para o Seu Negócio Online

Saiba que se o que você precisa é fazer vendas online, construir listas, gerar tráfego, você via precisar criar um site otimizado para os motores de buscas.

Hoje existem milhares de sites na internet e poucos são exibidos nos buscadores. Mas porque isso acontece? Simples, o seu site não está otimizado corretamente para atender o mínimo exigido pelos buscadores.

Cada site recebe uma pontuação para determinada pesquisa e seu o seu site não estiver otimizado corretamente de nada vai adiantar ter um site para estas finalidades. (criar um form na largura total para fazer um curso ensinando a criar um site totalmente otimizado.)

Vejo muitas empresas que acham que ter sua presença online é apenas criar um site que as vendas vão surgir, más sabemos que isso não é bem assim que funciona.

Se o objetivo do site for conseguir tráfego e mais vendas, você precisa entender e definir planos e estratégia de SEO.

Plano SEO Para WebSites.

Bom primeiramente precisamos entender que cada URL do seu site pode ter um objetivo diferente. Sim uma URL pode ser para:

  • Criar uma marca.
  • Aumentar as vendas de um produto.
  • Aumentar o download de um ebook.
  • Landing Page para construir listas.
  • Dentre várias ouras opções.

Você precisa definir qual o objetivo do seu Projeto SEO, costumo utilizar dois, aumentar as vendas de um determinado produto ou aumentar as visitas em uma determinada página.

Independentemente do escolhido você vai precisar ter uma pesquisa de mercado bem detalhada para dar início ao seu plano SEO, mas de nada vai adiantar se seu site ou suas URL’s não estiverem indexadas pelos buscadores.

Seu site está indexado?

No artigo acima vimos a diferença sobre Indexado e Rankeado.

Para você saber se seu site está indexado no Google por exemplo você pode fazer a seguinte pesquisa, “site:meusite.com.br” substitua o meusite.com.br pela sua URL ou pelo seu domínio.

Se sua pesquisa for pelo domínio o Google vai mostrar todas URL’s do seu site que estão indexadas não necessariamente rankeadas.

Otimização de Sites - Cache Google

Você também pode analisar como sua página está gravada no cache do Google e a versão de texto que o buscador ler seu conteúdo.

Obs: Caso você não consiga ver a versão em texto, seu site pode estar com algum problema e que precisa ser revisado o mais rápido possível, pois isso significa que os buscadores não estão tendo acesso ao seu conteúdo.

Isso pode ser por vários motivos, alguns mais vistos são que os sites são feitos praticamente com imagens, outros em flash, o os mais que vejo são em asp o que para websites não são utilizados mais.

Então fique atento nestes aspectos.

Caso tenha interesse em saber como criar um site otimizado preencha seu nome e e-mail no formulário abaixo que dependendo da quantidade de pessoas que tiverem vontade de aprender eu farei um minicurso gratuito mostrando como se cria um site otimizado do zero.

Aumento das Vendas

Otimização de Site para aumentar suas vendas

Se o que você está procurando é uma forma de aumentar suas vendas, a Otimização de Site é o caminho mais curso para o seu objetivo. Não necessariamente o mais rápido. 

Todas as ações de Otimização de Sites ou SEO feitas em um site surgem grandes efeitos em um período de médio longo prazo.

Se alguém oferecer um projeto para você de Otimização de Sites e estratégias SEO que você terá resultados a curto prazo, tome cuidado. 

Muitas empresas que prestam serviços tentam manipular os resultados de pesquisas. Tome cuidado pois seu negócio pode ser punido e não aparecer mais nas pesquisas dos buscadores.

Essa prática que muitos usam são chamado de Black hat. Caso você esteja tentando posicionar seu site da forma correta e identificar esse tipo de prática, você pode estar denunciando ele através da URL do Google clicando aqui.

Defina o Objetivo do Seu Site.

Não foque todos seus esforços para o posicionamento da sua url. Não adiante você passar muito tempo focando em posicionamento sendo que você não tem um objetivo claro, sendo que você não definiu para que você quer aquele tráfego todo para uma determina url.

Também tome muito cuidado para você pensar só em posicionamento e acabar se frustrando. Pois como já falado, o posicionamento é algo de médio a longo prazo, ele vem com boas ações de SEO para os buscadores, mas também para os usuários.

NÃO EXISTE MÁGICA EM UM PROJETO PARA OTIMIZAÇÃO SEO

Quando um projeto SEO ou uma Otimização de Sites é feita, não existem mágicas demora média de 6 meses a 1 ano para começar a dar resultados. 

Existem projetos que podem durar até mais tempo dependendo da concorrência.

Não estamos falando especificamente do mesmo concorrente que você possui na sua empresa. Pois pode ser que esse concorrente não esteja nos mecanismos de buscas. Muitas vezes o seu concorrente na internet é outro. 

Você pode ter vários concorrentes na internet. Eles podem ser, uma rede social, um fórum, um blog, uma pessoa que dá dicas sobre o assunto dentre outros.

Então não necessariamente o seu concorrente é um concorrente que de fato oferece os mesmos produtos.

Costumo dividir a concorrência online e offiline. Exemplo:

Quando pesquiso sobre Consultoria de Vendas Oline, os resultados podem ser sobre diversos assuntos. Tais como: pessoas dando dicas de consultoria, pode ser um blog falando sobre Otimização de Sites, pode ser pessoas falando sobe SEO e muitas outras, e não um concorrente específico que presta consultoria de vendas online.

Otimização OnPage

Basicamente todo processo de SEO é dividido em OnPage e OffPage. 

Vamos entender um pouco sobre o processo OnPage que se resumi a trabalhar com conceitos de conteúdos e programações do seu site.

Tudo que você consegue fazer dentro do seu site é considerado OnPage. 

Esse tipo de otimização serve para que os robôs de pesquisa poça entender melhor sobre o seu conteúdo aumentando a sua autoridade sobre o assunto abordado.

Existem muitos sites que não são otimizados. Isso porque muitas empresas apenas criam/desenvolve o seu site e o programador que o fez não sabe sobre SEO. Devido a isso acaba que eles não oferecem uma plataforma bem otimizada.

Más isso não é um problema muito grande. Se você entender os conceitos de SEO e utilizar as ferramentas que irei mostrar, você poderá orientar o seu programador a forma correta que você que determinado aspecto.

Lembre-se que não são só as ações OnPage que formão o seu projeto de Otimização de Sites SEO. Tenha em mente que as ações OffPage fazem parte do pacote, que envolve praticamente a popularidade do seu site.

Resumindo as ações OnPage trabalham a sua autoridade e as OffPage sua popularidade.

Ferramentas SEO

Otimização de Sites - 5 Ferramentas Para Ajudar Seu Negócio.

De uma forma mais prática para as ações de Otimização de Sites OnPage, vamos aprender a usar 5 ferramentas gratuitas que utilizo para fazer uma análise das melhorias que meu site precisa.

Essas ferramentas vão mostrar para você tudo que precisa ser feito em seu site para ele ficar bem otimizado. Você vai ver diversas melhorias desde a nível de servidor até a do conteúdo.

Essas ações OnPage vão ajudar muito na pontuação do seu site.

Primeiramente vamos conhecer uma ferramenta do próprio Google.

PageSpeed Insights

PageSpeed Insights Para Análise do Seu Site.

O PageSpeed Insights ele serve para fazer uma análise de páginas para dispositivos móveis e também para dispositivos desktop. 

A pontuação do PageSpeed Insights varia de 0 a 100. Como já podemos imaginar, quanto mais perto dos 100 pontos seu site tiver melhor, quanto menos significa que precisa melhorar. 

De acordo com a própria ferramenta do Google, se seu site estiver com uma pontuação acima de 85 pontos ele já possui um bom desempenho. 

Conforme o próprio Google informa, essa ferramenta está sendo aprimorada constantemente. Dessa forma podendo acontecer uma mudança na sua pontuação. Pois quando se gera novas regras surgem novos desafios, e você precisa ficar atento a isso.

Basicamente o PageSpeed Insights apresenta a forma como sua página pode melhorar o seu desempenho:

  • Tempo de carregamento acima da dobra: Esse tempo de carregamento é o tempo de espere do usuário a partir do momento em que ele solicita uma nova página até os dados do conteúdo serem processado pelo navegador.
  • Tempo de carregamento de página interna: Esse é o tempo de exibição, muito parecido com o processo acima, porém esse tempo parti do momento em que o usuário solicita uma nova página até o conteúdo ser exibido para o usuário.

Essas solicitações no entendo, podem variar muito dependendo da conexão de rede. 

O PageSpeed Insights leva em conta os aspectos da página independente da rede. Tais como: configuração do servidor, estrutura HTML e os recursos externos como JavaScript e CSS.

A partir do momento que você implementa as melhorias sugeridas você também vai está melhorando o desempenho do seu site.

Nunca sabemos quais as configurações de rede do usuário, por isso você precisa sempre deixar seu site Otimizado.

As sugestões informadas pela ferramenta do Google são classificadas com um indicador de prioridade.

Informação PageSpeed

PageSpeed Insights Para Otimização de Sites.

O PageSpeed Insights passou por novas atualizações no qual os esforços foram direcionados para melhorias de desempenho dos dispositivos móveis.

Hoje os dispositivos móveis estão sendo utilizado para tudo, principalmente para acesso à internet. Se o seu site não estiver otimizado para os dispositivos móveis você pode estar perdendo clientes.

Eu costumo dizer o seguinte, se o buscador está preocupado em apresentar bons resultados para o usuário você precisa fazer o mesmo. 

Procure sempre seguir a mesma linha de raciocínio do Google que você terá grandes resultados.

Para saber mais sobre as atualizações atual que o PageSpeed Insights teve para mobile clique aqui.

Essa é a ferramenta para Otimização de Sites com o PageSpeed Insights. Vamos aprender um pouco sobre a ferramenta de teste de compatibilidade para dispositivos móveis.

Mobile Friendly

Seu Site Otimizado Com Mobile Friendly.

Fazer um Otimização de Sites preparados para dispositivos móveis é essencial para o seu negócio. 

Segundo o Google em muitos países o tráfego de Smartphones já ultrapassou o de desktop.

Para você saber se seu site é otimizado para dispositivos móveis, a ferramenta do Search Console é a forma bem mais rápida e fácil.

Uso da ferramenta para seu site.

A ferramenta Mobile Friendly do Google é muito fácil de ser usada. Basta você digitar a URL completa da página do seu site. O teste não leva mais que um minuto para ser executado e traz grandes informações.

Os resultados vão mostrar a captura da tela do seu site, mostrando como o Google vê a página nos dispositivos móveis. 

Ele também mostra todos os problemas de usabilidade encontrados na sua página. 

Esses problemas podem variar de site para site. Tais como: tamanho da fonte pequena, uso do site com imagem, sites em flash (Em sua grande maioria não são otimizados para dispositivos móveis), dentre outros. 

Esses problemas acontecem muito quando usuários tentam acessar o seu site com dispositivos móveis com telas pequenas.

Caso você não consiga visualizar o resultado, se por algum motivo, o Mobile Friendly não exibir os resultados, será exibido um erro mostrando o principal problema.

Próxima etapa da otimização de sites.

Agora que você já testou e corrigiu os erros encontrados, veja um relatório de outros possíveis erros de usabilidade de todo o seu site para carregamento em dispositivos móveis clicando aqui.

Você precisa verificar a sua propriedade do site antes para que consiga utilizar esses relatórios de usabilidades.

Agora você já é capaz de detectar erros de Otimização de Sites para dispositivos móveis.

Se por algum motivo seu site não é Otimizado para dispositivos móveis acesse o link como tornar minha página compatível com dispositivos móveis

Essa são dicas do próprio Google para você deixar seu site compatível. Porém se você acha que não quer fazer esses otimizações e teste porque não tem tempo, eu posso te ajudar. 

Clique aqui e entre em contato comigo.

Agora você sabe tudo sobre como fazer a Otimização de Sites para dispositivos móveis. Esse é um grande passo para o seu negócio que vai ajudar a aumentar suas vendas.

Sim você pode conseguir muito mais clientes quando seu site é otimizado para dispositivos móveis.

Você já se imaginou fazendo uma propaganda de seu negócio e ele não ser aberto em Smartphones?

Eu especificamente gosto de trabalhar com facebook pois nele existem milhares de clientes assim como você. Se seu site não for totalmente receptivo ou não abrir no mobile, certamente que você vai estar rasgando dinheiro.

GTMetrix 1
GTMetrix

GTMetrix - Análise Front-End Para do Seu Site.

O GTMetrix fornece informações sobre o seu site, informações que mostra o quão bem o seu site está otimizado e como melhorar.

Segundo a GTMetrix o desempenho de um site pode ser determinado por diversos motivos. 

No artigo “ Por que minha página está lenta?” é falado sobre alguns deles.

Quando você faz um teste do seu site no GTMetrix é exibido dois resultados, o PageSpeed e o YSlow. Eles indicam uma pontuação para a Otimização do seu Front-End para o tempo de carregamento.

Mas o que é o Front-End do meu site?

O Front-End é a sua página e todos os seus recursos, tais como exibidos pelo navegador, eles incluem:

  • HTML
  • CSS
  • JavaScript
  • Mídias (Vídeos, Imagens, etc…)
Otimização de Sites SEO - Modelo de front and

É isso que os navegadores usam para renderizar seu site. E justamente o GTMetrix faz uma análise do front-end do seu site para analisar se ele está bem otimizado. 

Nesta consulta você terá o resultado do PageSpeed e do YSlow e se sua página está realmente otimizada.

A outra parte: Back-end do site?

Ter o seu front-end otimizado para o navegador é ótimo. Porém não é só com ele que você precisa se preocupar, existe o outro lado que é o back-end. 

Não adianta só sua front-end ser otimizada, seu site precisa carregar mais rápido. E para isso dependemos do front-end que basicamente é composto por:

  • Servido
  • Hospedagem
  • Código/Banco de Dados
  • etc..
Otimização de Sites SEO - Modelo de back and

O GTMetrix explica mais a fundo no artigo “Porque minha página está lenta”.

Siteliner Para Conteúdos Duplicados

Siteliner - Análise de Sites

O Siteliner faz uma leitura no seu site e procura por erros e inconformidade dos conteúdos o Siteliner vai mostrar para você:

  • Páginas indexadas
  • Conteúdos duplicados
  • Links quebrados
  • Página com a tag noIndex
  • Redirecionamentos
  • Links noFollow e doFollow
  • ..

Com essa ferramenta você vai conseguir um relatório detalhado de tudo isso do seu site.

Eu especialmente uso ela para três atividades, verificar conteúdos duplicados, links quebrados e erros no site.

Woorank Para Análise SEO

Woorank - Análise Geral do Seu Site

O Woorank é uma ferramenta extraordinária ele tem sua versão paga e também a gratuita. No plano gratuito você pode fazer apenas uma consulta por dia.

Ele vai mostrar praticamente tudo do seu site, ele mostra com detalhes tudo que está correto, a melhorar e com erros.

Essa ferramenta vai exibir:

  • Plano de Marketing

– Melhorias que você pode fazer para melhorar seu site.

Otimizar

  • SEO

– Você vai ver tags, títulos, meta descrição,headings, Keywords, atributos alt, links, links quebrados e muito mais.

  • Dispositivos Móveis

– Otimização mobile, visitas por redes móveis, demonstração do seu site em dispositivos móveis e etc…

  • Utilização

– url, favicon, página 404, minificação, compressão, cache, marcação dedados, idioma e outros.

  • Tecnologia

– Atividades do servidor, ip, tecnologias utilizadas, dicas de velocidade, ferramentas de análise, codificação, ssl.

  • Erros de rastreamento

Promover

  • Backlinks

– Backlinks, domínios referentes, qualidade.

Social

  • Social

– Engajamento, Facebook, Google +, LinkedIn, Pinterest dentre outros.

Dentre várias outras funções, essa é uma ótima ferramenta de análise de sites para que você possa deixar seu Site Otimizado.

SEO - Conclusão

Otimização de Sites - Conclusão

Bom então só recapitulando tudo que vimos.

Primeiro tivemos uma noção de: 

O Que É Otimização de Sites .

Porque Otimizar um Site.

Criação de Site Otimização Para o Seu Negócio.

5 Ferramentas Gratuitas que pode dobrar o seu tráfego.

Bom sei que parece ser muita coisa, más tentei resumir o máximo. E sim tudo isso que você viu é só a ponta do iceberg, no mundo do SEO existem N formas e estratégias para que você consiga ter mais vendas. Porém se eu for escrever tudo eu ficaria meses aqui.

Análise de Presença Online

Otimização de Sites - Bônus

Sei que você deve estar um pouco perdido e achando que não tem como fazer isso tudo ou que não tem tempo. 

Bom eu tenho uma surpresa para você. Estou disponibilizando essa análise gratuita para o seu negócio. Isso mesmo eu irei fazer uma análise de sua presença online totalmente gratuita. 

Essa é uma forma de agradecer você por ter me acompanhado até aqui, então clique no botão abaixo e solicite agora sua análise gratuita. 

Não desperdice essa oportunidade, pois devido à grande quantidade de solicitações não sei até quando irei deixar essa análise liberado. Pois isso é de grande valor para ajudar aumentar sua venda.

Análise Gratuita Da Sua Presença Online

David Kenny

David Kenny

Formado em Desenvolvimento de Sistema no Centro Universitário Salesiano de Vitória - e fanático por programação, acabei me deparando com o Marketing Digital e com tudo o que ele pode fazer, já são mais de 5 anos neste mercado e cada dia me surpreendo mais e mais...

Sobre o Autor

Otimização de Site David Kenny Perfil

Formado em Desenvolvimento de Sistema no Centro Universitário Salesiano de Vitória – e fanático por programação, acabei me deparando com o Marketing Digital e com tudo o que ele pode fazer, já são mais de 5 anos neste mercado e cada dia me surpreendo mais e mais…

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